Pichação, Grafite, Estêncil em Cuyaba.

Eu sou do tempo da arte engajada. Tudo era motivo prá pichar o governo, o “sistema”, a direita, a esquerda, o capitalismo selvagem, o cara do boteco que não queria vender fiado cerveja gelada. Na música, poesia, teatro. 

Nas artes plásticas tinhamos aqui dois guerrilheiros dos pincéis: Adir Sodré e Gervane de Paula, que mandavam ver. Cada pincelada, uma porrada. Momentos épicos.

Hoje a arte ficou comportada, domada. Talvez seja este o prejuízo que as leis de incentivo deixam para a criação. O artista virou freguês do Estado. Tudo o que vai fazer tem dinheiro público, dos fundos de fomento e tudo o mais.

Acabou a crueza.

…Acabou?

Felizmente não.

Andando pela cidade me deleito com os grafites, pichações (daí veio o termo) ou estênceis espalhados nas paredes/muros da verde/cimento capital. Não sei bem a autoria das obras. Sei que Os Sete Anões da Lata andaram assinando algumas e agora um enigmático 1/2 assina outras.

Fiz uma fotos.

Vou postar algumas das pinturas que mais me agradam.

Quem souber o autor, me avise.

Prá começar, está Off.

Um dos trabalhos que mais gosto.

Uma resposta to “Pichação, Grafite, Estêncil em Cuyaba.”

  1. Mário, concordo com você, eu também sinto saudades do tempo que a gente protestava, cada um na sua forma. Talvez a gente tenha deixado que a globalização tomasse conta demais. Eu também preciso encontrar este grafiteiros da mais genuína arte. Estou construindo um site para divuglar os artistas da baixada cuibana, o bcberuauartes.com.br em construção.
    Nele poderão participar, sem custo algum, qualquer artista visual – artes lásticas, escultures, designers, grafiteiros, fotográfos….

Deixe um comentário

