Pichação, Grafite, Estêncil em Cuyaba.

Eu sou do tempo da arte engajada. Tudo era motivo prá pichar o governo, o “sistema”, a direita, a esquerda, o capitalismo selvagem, o cara do boteco que não queria vender fiado cerveja gelada. Na música, poesia, teatro. 

Nas artes plásticas tinhamos aqui dois guerrilheiros dos pincéis: Adir Sodré e Gervane de Paula, que mandavam ver. Cada pincelada, uma porrada. Momentos épicos.

Hoje a arte ficou comportada, domada. Talvez seja este o prejuízo que as leis de incentivo deixam para a criação. O artista virou freguês do Estado. Tudo o que vai fazer tem dinheiro público, dos fundos de fomento e tudo o mais.

Acabou a crueza.

…Acabou?

Felizmente não.

Andando pela cidade me deleito com os grafites, pichações (daí veio o termo) ou estênceis espalhados nas paredes/muros da verde/cimento capital. Não sei bem a autoria das obras. Sei que Os Sete Anões da Lata andaram assinando algumas e agora um enigmático 1/2 assina outras.

Fiz uma fotos.

Vou postar algumas das pinturas que mais me agradam.

Quem souber o autor, me avise.

Prá começar, está Off.

Um dos trabalhos que mais gosto.

Anúncios

Uma resposta to “Pichação, Grafite, Estêncil em Cuyaba.”

  1. Mário, concordo com você, eu também sinto saudades do tempo que a gente protestava, cada um na sua forma. Talvez a gente tenha deixado que a globalização tomasse conta demais. Eu também preciso encontrar este grafiteiros da mais genuína arte. Estou construindo um site para divuglar os artistas da baixada cuibana, o bcberuauartes.com.br em construção.
    Nele poderão participar, sem custo algum, qualquer artista visual – artes lásticas, escultures, designers, grafiteiros, fotográfos….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: