Sodrezinho

Adquiri o Antonio Sodré por conta do Adir, lá nos inícios dos 80.

Depois, entramos no mesmo período na UFMT. Ele em Letras e eu, Adir, Adriângelo, João Ormond, Heitor Rocha e outros cachorros loucos em História. A passagem pela federal foi decisiva. Nos enveredamos rumo à política e à arte.

Sodré agrupou-se com o Caximir e fizeram história nas noites do baixo Coxipó fazendo arte num tempo em que leis de incentivo à cultura era nada mais que nada. A arte inconformada, questionadora, irreverente, iconoclasta, como deve ser, num tempo em que não se conhecia o clientelismo e o funcionalismo cultural criado pelo Estado patriarcal, pós Lei Sarney.

Nossos caminhos nunca mais se descruzaram. Mais tarde tive o prazer de produzir a publicação do “Empório Poético”, o seu primeiro livro  pós “Besta Poética”, produzido by tecnologia mimeografada.

Quando jovem a gente idealiza o futuro. Depois descobre que o futuro nos realiza.

Antonio morre jovem. Com 51 anos. Numa lista de 10 pessoas que eu acho que vão morrer logo, incluindo eu mesmo, nunca colocaria o Sodrezinho. Rígido com a comida – era um dos motivos de briga na mesa da família, entre ele e o Adir -, caminhante feroz (quem nunca o viu andando com o inseparável guarda chuvas?), levava uma vida espartana. Quem poderia imaginar o seu coração falhando?

Falhou. E parou. Sodrezinho foi-se transmutar.

Deixa com a gente o que de melhor seu coração produziu: arte.

Além de poeta, era desenhista. Uma face pouco conhecida. Lorenzo publica aqui http://tyrannusmelancholicus.blogspot.com/ belas fotos do Sodrezinho, e algumas poesias.

Então eu publico um desenho intrigante, que é lido de forma diferente quando horizontal ou vertical.

Sodré, fique com Deus.

Vertical

Horizontal

Anúncios

Uma resposta to “Sodrezinho”

  1. Eu me lembro do guarda chuva dele. Ele transmutou mesmo! Saudades dele todo tempo que permaneci no curso deletras, sentia falta quando subia a rampa e ele ainda não tinha chegado. Grande poeta!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: