cuiabá n precisa da mangueira, nem da copa.

Imagema decisão de encomendar e pagar a “homenagem” da mangueira a cuiabá é uma decisão provinciana, típica do complexo de vira latas que o nelson rodrigues cunhou no seu famoso texto sobre o “medo” que a nação brasileira tinha de se sentir grande.

cuiabá nasceu cosmopolita e continua sendo cosmopolita, mas parece que as pessoas só irão perceber isso se as pessoas de “fora” autenticarem a beleza e a originalidade da cultura e da natureza deste lugar.

não falo em louvação positivista ou em saudosismo e ufanismo nacionalista.

falo nas pessoas perceberem que o lugar onde vivem é o lugar onde exercitam e desenvolvem as suas existências.

se cuiabá tem lixo e buracos e odores e outros que mais é porque as pessoas que moram aqui fazem com que a cidade seja assim.

é o sentimento colonialista que acha que cuiabá tem que ser cantada em verso e prosa e samba por uma escola de carnaval para “divulgar” a beleza e o charme da cultura e da natureza cuiabana.

é o mesmo sentimento colonialista que acha que precisamos ter uma copa do mundo aqui para “mostrar para o mundo” o potencial de cuiabá.

isto é uma estupidez colonizadora.

cuiabá tem que ser boa para as pessoas que vivem aqui.

tem que ser justa.

e honesta.

e agradável.

para as pessoas que vivem aqui.

sendo assim, a cidade será boa para os que vierem nos visitar tb.

tudo o que a mangueira fez foi reafirmar estereótipos das nossas mazelas.

e foi uma estupidez colonizadora que fez o prefeito chico galindo investir mais de 3 milhões de reais numa bobagem marqueteira de resultados prá lá de questionáveis, ao invés de investir nas imensas possibilidades culturais da cidade, o que seria uma prestação de serviço para as pessoas que pagam os impostos.

com esse projeto da mangueira, chico galindo prestou um grande desserviço à cultura cuiabana, bem ao estilo colonizador e etnocêntrico.

um pena.

nada contra a mangueira.

que é linda e sabe fazer carnaval.

cuiabá não precisa da mangueria e nem da copa prá continuar sendo a cuiabá tricentenária que amamos. cuiabá precisa de amor e respeito.

Anúncios

6 Respostas to “cuiabá n precisa da mangueira, nem da copa.”

  1. Concordo, com você em relação ao patrocínio a mangueira, mais quanto a copa descordo, alias estou pouco me lixando com a copa no dia vou ate viajar daqui para ficar longe disso, mais olho o legado que a cidade vai ter em infraestrutura, se vai ficar pronto tudo ou não e outros quinhentos, e que também não vai resolver todos os problemas, mais para umas das capitais se não a mais esquecida pelo poder publico, receber esse montante de investimento, não podemos fechar os olhos para isso e dizer que não queremos, seria idiotice, sim alguém vai dizer mais e as dividas, horas mato grosso sempre se endividou mais com certeza não foi com investimentos na nossa capital ou foi?

    • mariolimpio Says:

      caro joão. até qdo vamos aceitar o princípio do “rouba mas faz”? a copa é uma roubalheira sem limites. a fifa é uma das entidades mais corruptas do planeta. as obras estão superfaturadas e acobertadas pelo regime diferenciado de contratação (que é a institucionalização da corrupção), o governo do estado de mato grosso está com um deficit operacional de 1 bi e 400 milhões de reais, desde blairo maggi e agora faz mais 6 bilhões de dívidas. esse dinheiro vai ficar perdido na corrupção. e nós vamos pagar. vc, eu, seus filhos e seus netos. sou favorável a obras de infra-estrutra, mas com sustentabilidade. não posso querer construir uma mansão se para isso vou me endividar, endividar a minha família, meus amigos e outras pessoas. preciso ter responsabilidade. isto é o que falta ao governo e à fifa. existem muitos outros senões.

      • Luciano Says:

        Mario, falou tudo. Não podemos aceitar que a copa seria a única oportunidade de trazer desenvolvimento, ainda que com muita corrupção. Se tem dinheiro pra fazer na copa, tem dinheiro pra fazer sem copa, e com preço muito melhor, tudo a seu tempo, com planejamento e organização, sem a desculpa de que tem de ser feito – a toque de caixa – até 2014, custe o que custar. Duvido que o TCU vai empatar as obras ! E o povo acha que é vergonha não terminar as obras antes da copa. Vergonha mesmo é fazer obras que deveriam ser pagas pelo maior interessado, a FIFA!

      • mariolimpio Says:

        luciano, o que me preocupa é a facilidade que temos de transferir as responsabilidades que são nossas. democracia não quer dizer “governo do povo”? então porque deixamos para os “representantes” mandarem? precisamos avançar muito. as pessoas estão acostumadas a serem enganadas e aceitarem isso passivamente. precisamos, nós, a sociedade civil, tomarmos a frente e dizermos o que queremos para nosso destino. é muito fácil votar, ficar calado e depois colocar a culpa no político que foi colocado no poder com o nosso voto. responsabilidade é bom. abraços.

      • Luciano seu texto e lindo mais, infelizmente ou felizmente eu não acredito em papai noel, duvido que Cuiabá teria essas obras sem a copa, opa ta ok vc não quer que as tenhas a todo custo ok não se fala mais nisso, e sua opinião, como não acredito em papai noel ( que os nossos políticos fariam isso sem copa ) prefiro ter essa infraestruturada para uma Cuiabá surrada por anos esperando um milagre que nunca vem.

  2. Luciano Says:

    Só descordo de uma coisa: de que se a cidade é boa pra quem vive aqui será boa pra quem nos visita. Isso vai depender muito da percepção que o visitante e o morador têm, de quais cidades eles conhecem, de seus valores e principalmente do quão imparcial e isento de paixão será este julgamento. Conheço muita gente que não aceitava críticas à Cuiabá antes de sair e conhecer outras cidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: